Aprendendo com Golias (Pr. Atlher Moreira)

Texto: 1 Samuel 17.40-51

Essa é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia. A história de um maltrapilho franzino e humilde que vence o gigante guerreiro em um desafio totalmente desproporcional. Já preguei várias vezes sobre a vitória que Deus deu a Davi e sobre tudo aquilo que cercava Davi nesse combate. Eu sei por que Davi venceu. Contudo nunca tinha parado pra pensar por que Golias perdeu. Entendo que Golias perdeu por causa da ação do Senhor no combate, porém quais foram as atitudes de Golias que o levaram a perder esse combate totalmente ganho aos olhos do homem? Então irmãos, hoje vamos aprender sobre os erros que contribuíram para essa derrota humilhante de Golias.

1ª – GOLIAS LUTAVA SEM AMOR

Golias foi contratado e não tinha nenhum compromisso com seu país. Ele era de uma tribo de gigantes que eram mercenários de guerra. Existem pessoas que sofrem a vida inteira, pois não amam o que fazem.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. 1 Coríntios 13.13

Se você não gosta do que faz e continua fazendo, mude. Se você não quer mudar engula sua insatisfação. Se você quer mudar peça a Deus que te coloque pra fazer algo que você ama. Contudo saiba que pra isso acontecer você precisa ser fiel ao que você faz atualmente, mesmo que não goste.
Se você reclama do lugar que está, Deus nunca te colocará no lugar que Ele tem pra ti!

2ª – GOLIAS LUTAVA POR DINHEIRO

Dinheiro não é tudo na vida! Golias não tinha amor pelo que fazia.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. 1 Timóteo 6.10

Existem pessoas que deixam as coisas de Deus pela cobiça de ganhar mais.
Diante disso, gosto de lembrar do encontro de Jesus com Zaqueu:

“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”.Lucas 19.8

Jesus e Mateus (Marcos 2.13) – (Jesus passa na coletoria a e convida Mateus a deixar o vínculo com o dinheiro e segui-lo).

3ª – GOLIAS MENOSPREZOU DAVI

Você não pode menosprezar ninguém, pois aquilo que hoje não é um dia pode vir a ser. A especialidade de Deus é transformar aquilo que não é no que é.

“E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto”.1 Samuel 17.42

4ª – GOLIAS DESARMOU-SE

Quando estamos em vantagem paramos de vigiar. Quando estamos no topo relaxamos. São os grandes pastores que caem. Meu casamento é o melhor. Eu sou o melhor marido ou a melhor esposa. As pessoas caem quando estão embriagados pelo sucesso. Cuidado!

5ª – ELE NÃO TINHA UM DEUS PARA RECORRER

O gigante lutou contra  Davi pelos deuses errados. Você precisa de Deus! Defina hoje quem é o Senhor da sua vida. Horóscopo, politeísmo e idolatria católica, religiões africanas, orientais ou o espiritismo. Você precisa adorar ao Deus verdadeiro e único!

6ª – ELE NÃO TINHA CONSCIÊNCIA QUE A VITÓRIA DELE SIGNIFICAVA A VITÓRIA DA NAÇÃO E DAS FAMÍLIAS

Você já prestou atenção no que Deus fez na sua vida. Minha dedicação é grande pois eu sei que a minha vitória é a vitória de outras pessoas. Você que é casado luta pelo seu casamento, ou pelo seu filho, ou pela sua família, amigos e futuro. Você decide hoje se quer o mesmo fim do gigante ou não. Você quer ser um matador de gigantes ou alguém que tinha tudo para dar certo e perdeu por um detalhe. Pense nisso!

Deus te abençoe tremendamente!

Pr. Atlher Moreira
MINISTÉRIO ATOS DE CRISTO
“Nele vivemos, e nos movemos, e existimos”.

 

MINISTÉRIO ATOS DE CRISTO

Receber, Celebrar e Repartir.